Viés inconsciente da maternidade: vem com a gente combater os ruídos!

Sabe aquela frase ou pensamento automáticos que saem ao vento, alguém repete, vem outro alguém que reproduz e, quando chega ao décimo alguém, já virou uma verdade que ninguém questionou?  Isso é parte do que acontece com o viés inconsciente da maternidade.

Temos conhecimento que acontece em diferentes camadas da vida em sociedade, mantendo estereótipos e prejudicando grupos. Mas hoje, nós, da Maternidade das Empresas, estamos aqui para falar de quando isso atinge diretamente uma parcela em específico: as mulheres que querem ser mães, mas têm medo de que a confiança na sua competência profissional seja abalada.

Carreira e maternidade, é possível conciliar?

Quem nos acompanha sabe que um de nossos principais propósitos é mostrar ser possível, sim, conciliar carreira e maternidade, mas que essa é uma luta que também desejamos ver cada vez mais entre as empresas, as lideranças e as pessoas que nos cercam.

E é por isso que viemos compartilhar aqui uma novidade que acreditamos que vai ajudar nessa discussão: nosso Ebook chamado “Maternidade e Carreira: combatendo os ruídos”, recém saído do forno. Gostou?

Clique aqui para baixar o ebook!

Vem conhecer nosso Ebook!

Nesta publicação, debatemos frases como “Mães só se dedicam aos filhos”, “Mães devem ser poupadas de novos desafios”, “O trabalho da mãe tem impacto negativo na felicidade de filhos e filhas”. Com certeza você já ouviu algo assim por aí. Pode ser até que já tenha reproduzido afirmações como essas, mas sem questionar o real significado.

Essas frases – ou ruídos, como chamamos no e-book – vêm dos vieses inconscientes, espécies de filtros pré-estabelecidos que ajudam nosso cérebro a tomar decisões de forma mais rápida.

É como se ele criasse um “atalho” categorizando a informação e fazendo associações que nem sempre, ou quase nunca, são verdadeiras – aquela frase ou pensamento automático que mencionamos lá no início.

Quando relacionadas à maternidade, essas falsas crenças fecham as portas do mercado de trabalho para as mulheres, aumentando o abismo da desigualdade de gênero. Se formos falar então em mulheres negras, que já enfrentam seus próprios desafios por conta do preconceito, esta desigualdade atinge proporções absurdas.

Combatendo ruídos

A pesquisa “Brasileiras – como elas estão mudando o país”, do Instituto Locomotiva com o jornal El País, apontou, por exemplo, que 3 em cada 10 homens acham que “é justo mulheres assumirem menos cargos de liderança, já que podem engravidar e sair de licença”. E todos os dias novos estudos apontam o quanto este tipo de viés ainda está enraizado na nossa sociedade. 

Em “Maternidade e Carreira: combatendo os ruídos”, selecionamos 10 desses conceitos que ouvimos há décadas, que são aceitos pelas pessoas e mostramos com pesquisas, debates e exemplos, como, na grande maioria das vezes, eles não são reais.

Enquanto o trabalho do homem é visto como um bem para a família, o das mulheres ainda é, muitas vezes, considerado como algo individual e, até mesmo, uma opção egoísta por supostamente preterir os cuidados com as crianças.


Mas carreira e maternidade são, sim, conciliáveis. 

E, mais do que isso: ser mãe pode impulsionar a carreira, ao fortalecer ou desenvolver habilidades que hoje são consideradas essenciais no mercado, como gerenciamento de crise, organização e planejamento, comunicação e oratória, entre outras. 

Esta pauta precisa ser olhada pela sociedade e também pelas empresas. Nossa experiência com a consultoria Maternidade nas Empresas mostra que, para a maioria das mães que trabalham, a carreira é combustível. E nós estamos empenhadas em colocar nossas energias na desconstrução desses ruídos.

Por que muitas mulheres ainda ouvem, nas entrevistas de seleção de emprego, perguntas como: “Com quem você deixará seus filhos ou filhas para trabalhar?

Com isso, estamos assumindo que a parentalidade é uma responsabilidade exclusiva da mulher, quando é, na verdade, uma missão para a família, amparada por uma rede de apoio que permita a cada pessoa exercer os seus papéis. Inclusive, é preciso respeitar a decisão das mulheres que optaram por não ter filhos, independentemente de suas razões!

Vamos transformar essa realidade?


O que nos dá muita motivação para transformar essa realidade é ver que há instituições atentas e dispostas a eliminar este tipo de viés. E algumas delas apoiam este e-book, como Movimento Mulher 360, Great Place to Work, Instituto Dona de Si, Instituto Ethos, 99Jobs e portal Papo de Homem.

Juntos, nosso propósito é promover uma transformação cultural para que as mulheres possam exercer a maternidade e as carreiras de uma maneira em que se sintam felizes e completas.

O viés da maternidade, quando substituído pelo mindset da maternidade, abre lugar para a empatia e menos espaço para os julgamentos. Convidamos você a também entrar neste movimento! Clique aqui e baixe já o ebook “Maternidade e Carreira: Combatendo os Ruídos”.


Café com Transformação

Deixamos por aqui, também, a reprise da nossa live de lançamento do ebook que rolou no LinkedIn, com a participação do Lincoln Tavares (Mentor de Diversidade, Equidade e Inclusão), Margareth Goldenberg (Gestora Executiva MM360), Viviana Santiago (Consultora de D&I), Viviane Elias (CPIO 99Jobs) e também as Mestras em Equidade de Gênero e Parentalidade, fundadoras da consultoria Maternidade nas Empresas, Luciana Cattony e Susana Zaman.

Foi um papo incrível. Contribuições valiosas que renderam o recorde de comentários em nossos posts por aqui. Teve café da manhã, boas conversas e transformação. Uau! Assista e depois conta pra gente o que achou!

Embed do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=6h7X_yAHAcU

Para ler uma versão exclusiva desse artigo, publicada no Linkedin, clique aqui.


Sobre a Maternidade nas Empresas


Trabalhamos desde 2017 para o fortalecimento da equidade de gênero e a valorização da parentalidade no universo corporativo. O conceito de nossa metodologia nasce de um núcleo integrado de conhecimentos: Equidade de Gênero + Parentalidade no Trabalho + Employee Experience + Dilemma-Driven Design.

Quer gerar impacto positivo nas pessoas do time, suas famílias e, obviamente, nos resultados do negócio? Entre em contato com a gente!